quarta-feira, novembro 17, 2004

Copyright © por Portal psique.org
superego
[De super + ego.]S. m.1. Psic. Instância (7) da personalidade formadora de ideais, e que age inconscientemente sobre o ego (3) contra as pulsões suscetíveis de provocar sentimento de culpa.
id
[Do lat. id, 'isso'.]S. m. Psican.1. A parte mais profunda da psique, receptáculo dos impulsos instintivos, dominados pelo princípio do prazer e pelo desejo impulsivo.

ID
Do ponto de vista topográfico, o inconsciente, como instância psíquica, virtualmente coincide com o id, o qual é considerado o pólo psicobiológico da personalidade, fundamentalmente constituído pelas pulsões. Sob o ponto de vista econômico, o id é a um só tempo um reservatório e uma fonte de enrgia psíquica. Do ponto de vista funcional, ele é regido pelo princípio do prazer; logo, pelo processo primário. Do ponto de vista da dinâmica psíquica, ele abriga e interage com as funções do ego e com os objetos, tanto os da realidade exterior, como aqueles que, introjetados, estão habitando o superego, com os quais quase sempre entra em conflito, porém, não raramente, o id estabelece alguma forma de aliança e conluio com o superego.ZIMERMAN, DAVID E. 1999 - Porto Alegre: Artmed, 1999 - Pág. 83

ego
[Do lat. ego.]-----Ego para Jung:O ego é o sujeito da consciência e vem à existência como um complexo de representações que constitui o centro da consciência e o local da experiência de identidade subjetiva do indivíduo que parece ter grande continuidade e identidade consigo mesmo. O complexo e eu é tanto um conteúdo quanto uma condição da consciência, pois um elemento psíquico me é consciente enquanto estiver relacionado com o complexo do eu. Enquanto o eu ou apenas o centro do meu campo consciente, não é idêntico ao todo de minha psique, mas apenas um complexo entre outros complexos. Por isso se distingue eu de Self (Sí-mesmo).O eu é o sujeito apenas da consciência, mas o Si-mesmo é o sujeito do todo da personalidade, também da psique inconsciente, No processo de individuação, uma das tarefas iniciais é diferenciar o ego dos complexos no inconsciente pessoal, particularmente a persona, a sombra e a sizigia (animus/anima).


aham, muito esclarecedor.

Nenhum comentário: